quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Filled Under: ,

Como ser mais produtivo

Você está cansado de começar alguma coisa e não conseguir terminar? Estipular um prazo e não conseguir cumprir? Traçar metas, mas nunca cumpri-las?

Não se sinta mal, hoje você vai aprender algumas coisas que vão fazer você conseguir alcançar os seus objetivos e, no entanto melhorar o seu estilo de vida.


Aprenda a ser mais produtivo e melhore seu estilo de vida.

Você não é o único nessa situação, eu também já estive no seu lugar e sei muito bem como você deve estar se sentindo. Ser produtivo é ser uma pessoa organizada e se sentir orgulhoso pelos seus resultados, ser capaz de aceitar as derrotas e tomando-as como lições.

Antes de revelar como ser produtivo, primeiro você deve ter em mente que ser produtivo é um compromisso. Ao assumir que a produtividade é um compromisso, você está aceitando que está disposto a se sacrificar para cumpri-lo.

O que te apresento abaixo é uma lista de coisas que vão te tornar uma pessoa mais produtiva.

1. Lista de coisas a fazer

Aprenda a ser mais produtivo e melhore seu estilo de vida.

Como já tínhamos falado no post sobre comomanter o foco, uma lista de coisas a fazer é muito essencial para quem tem várias (ou poucas) coisas a fazer.

Você deve organizar a lista em ordem de dificuldade, ou seja, comece a lista com as coisas mais fáceis e termine com as mais difíceis. Na verdade você não deve encher a sua lista de bobagens.

Tarefas como: mandar e-mail para o chefe/professor, arrumar o quarto, carregar o computador para usar mais tarde, etc., você pode terminar em menos de três/cinco minutos cada então não coloque na lista, acabe logo com elas. O ideal é colocar coisas que precisem de atenção de verdade.

2. Administre o tempo

A principal causa de você não terminar as suas tarefas, ou cumprir algum prazo, é não saber gerir o tempo. Tempo é a coisa mais preciosa que você tem, cabe a você saber gerir.

Você é a única pessoa que tem a capacidade de administrar o seu tempo. Não entregue esse poder para outras pessoas. Você é a única pessoa que vai definir o que deve fazer com o seu tempo.

Aprenda a ser mais produtivo e melhore seu estilo de vida.


Você com certeza já ouviu a expressão: “tempo é dinheiro” e ela não podia estar mais certa, porque de certa forma, trabalhando você está vendendo o seu tempo em troca de dinheiro.

O tempo é muito mais importante que dinheiro. O dinheiro a gente pode perder, mas também pode recuperar diferentemente do tempo, tempo não se recupera. Você deve escolher sabiamente o que fazer com o seu tempo.

Imagine que hoje você decide que não vai sair de casa para trabalhar em algum projeto cujo prazo de entrega é amanhã. Aí seu melhor amigo te liga e te convida para sair e você aceita. Você volta pra casa tarde e cansado e não termina o projeto.

O seu chefe ficou decepcionado com você e acabou cortando o seu salário. E você indignado com o seu amigo acabou com a amizade.

Vamos aos fatos:

O seu amigo não tem culpa das conseqüências, mas você sim, você é que escolheu o que era melhor fazer com o seu tempo e acabou com metade do salário.

 A culpa é toda sua, você é responsável por suas escolhas, conseqüentemente também será dos seus resultados. O seu amigo não obrigou você a nada, você simplesmente aceitou.

Agora vem um conceito importante:

3. Saiba se comunicar

Saiba se comunicar e seja uma pessoa mais feliz. Às vezes parece impossível dizer não para as pessoas que gostamos e mesmo sem querer acabamos aceitando ou fazendo coisas sem querer, apenas para agradá-las.

Aprenda a ser mais produtivo e melhore seu estilo de vida.


A incapacidade de dizer não prejudica a sua vida. No exemplo anterior, você não conseguiu dizer não ao seu amigo e isso teve as suas conseqüências. Quando você diz sim agora, você vai enfrentar as conseqüências depois.

Você disse sim ao seu amigo e isso teve como conseqüência a diminuição do seu salário e ainda você desapontou seu chefe que tinha tanta confiança em você.

Quando você aprende a dizer não, você se torna uma pessoa melhor, porque você estará sendo honesto e sincero com você e com os outros, e as pessoas vão respeitar as suas escolhas.

Não confunda dizer não com ser mal-educado, você pode usar boas técnicas de comunicação e transmitir o “não”’ de forma respeitadora. No exemplo que dei, você podia ter dito: “lamento, mas hoje não posso... Vamos marcar para outro dia” e o seu amigo teria aceitado sem problemas.

4. Defina prazos menores

O trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização” – Lei de Parkinson.

Aprenda a ser mais produtivo e melhore seu estilo de vida.

Se por exemplo, o seu chefe/professor te dar uma tarefa com a duração de uma hora, você terminará em uma horas, mas se para essa mesma tarefa ele tivesse te dado dois dias, você provavelmente terminará em dois dias. Mas imagine que ele tenha te dado essa mesma tarefa, mas sem prazo, você provavelmente não faria até que ele exigisse.

Com isso nós podemos concluir que: é necessário ter prazos para ser produtivo. Muitas pessoas reconhecem que conseguem ser mais produtivas sob pressão (inclusive eu), algumas até negam, mas mostram mais resultados quando estão sob pressão.

Para ser ainda mais produtivo, você precisa de prazos menores. Por exemplo, aquela mesma tarefa que o seu chefe te deu de uma hora, você podia ter feito em trinta minutos se ele tivesse pedido.

Você pode cronometrar as suas tarefas para ter mais resultados em pouco tempo, é só uma questão de escolha e sempre que o tempo terminar levante e dê uma relaxada e volte a repetir o processo.

Uma tarefa que você costuma terminar em três horas, você pode fazer em uma hora apenas e as outras duas horas você vai se ocupar com outras tarefas, assim você terá mais resultados em pouco tempo.

5. Cuide de você primeiro

Se você não está bem de saúde e decide fazer alguma coisa, provavelmente você não terá bons resultados. Cuide primeiro de você.

Aprenda a ser mais produtivo e melhore seu estilo de vida.

Se alimente como deve ser e faça exercícios físicos para fortalecer o seu corpo. Trabalhe e estude moderadamente, não confunda ser produtivo com trabalhar demais. Durma em ambientes escuro, para se assegurar de que terá uma boa noite de sono.

Se você não cuidar da sua saúde, você ficará doente e não conseguirá fazer nada até se recuperar.

Conclusão

Você pode ser mais produtivo, é apenas uma questão de escolha e organização.

O tempo é o recurso mais importante que você tem e cabe apenas a você saber usá-lo. É importante também ter uma lista de coisas para fazer em ordem de importância.

 A sua capacidade de aceitar ou negar ajuda você a ser mais produtivo e de certa forma a ser mais honesto consigo mesmo e com os outros. Você também deve definir prazos menores para as suas atividades, para que seja mais fácil terminá-las.

Não se esqueça de cuidar da sua saúde e do seu estado mental para obter resultados ainda maiores e satisfatórios.


Se você não se importar, deixe um comentário sobre qual técnica você vai usar ou já usa.

Veja também: