quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Filled Under:

Como manter o foco

Todos nós concordamos que manter o foco em alguma coisa não é fácil. Uma das coisas mais importantes para alcançar o sucesso em qualquer área, é o foco.

Como manter o foco

A palavra foco provém do latim focus e significa “fogo/lume”. Mas qual é a importância do fogo para nós agora?

Aparentemente nenhuma, mas se você pensar um pouco, o que está ao redor do fogo fica mais visível e nós usamos a luz (do fogo) para iluminar determinado ponto. E foco é ter um objetivo, uma meta, ou melhor, clarificar uma idéia de modo que ela seja bem destacada.

Existem várias formas de conseguir manter o seu foco (o seu fogo) apontado somente para uma direção. Existem algumas coisas básicas que são indispensáveis na hora de manter o foco em alguma coisa.


Um dos meios para ser inteligente é ser uma pessoa focada primeiro.

A lista abaixo vai ajudar você a manter o foco tanto nas tarefas diárias quanto em metas que pretende alcançar no futuro:

1- Um objetivo claro



Para manter o foco primeiro você precisa de um objetivo, não importa se parece mais um dos seus sonhos inalcançáveis, você apenas precisa de um objetivo.

E esse objetivo deve estar claro na sua mente. A maioria das pessoas não chega a cumprir as suas metas justamente porque o seu objetivo não esta claro em suas mentes.

Na verdade, as nossas mentes estão sempre a criar idéias e todas essas idéias são muito boas a nosso ver e nós queremos colocar todas em prática de uma única vez, o que acaba não dando muito certo.

Quando a nossa atenção esta dispersa entre várias “boas idéias” nós acabamos por não começar nenhuma, justamente porque elas não estão claras em nossas mentes.

Conforme você sabe, uma lanterna não pode focar em dois ou mais pontos ao mesmo tempo, e isso funciona também para nós humanos. Nós não podemos ter dois ou mais objetivos ao mesmo tempo e esperar que todos sejam bem executados.

... Ou esse objetivo ou aquele, a escolha é sua.

Já escolheu? Se já tem um então é hora de partir para o segundo ponto da nossa lista:

2- Motivação



Você já deu um enorme passo ao definir o seu objetivo, mas tem algo que caminha de mãos dadas com o objetivo, a motivação.

Por que você quer alcançar esse objetivo? Pense na resposta dessa pergunta profundamente, porque ela vai ser muito útil para você.

como manter o foco
Se já tem a resposta vamos continuar...

Eu imagino que você tenha escolhido algo que te motive de verdade.

Para você ter certeza que respondeu corretamente a pergunta que fiz anteriormente, você só precisa dizer isso em voz alta, se ao dizer você se sentir ansioso, então a sua resposta estava certa, se não sentiu nada, refaça o exercício com outras respostas até sentir...

Para uma pessoa que quer encontrar um trabalho a resposta para essa pergunta seria:

- Dar um futuro melhor aos meus filhos;
- Deixar meus pais orgulhosos de mim;
- Realizar meu sonho de infância;
- Fazer o que amo, etc.

Note que eu não falei em dinheiro. Claro que se você começar a trabalhar vai ganhar dinheiro e ele é importante, mas o mais importante é a sua família e a sua dignidade não é mesmo? Claro - você responderia.

Você tem que encontrar os gatilhos motivacionais certos para você, porque se você usar gatilhos motivacionais errados, eles simplesmente não vão motivar você. Concorda?

Agora que você já encontrou os gatilhos motivacionais certos, vamos para o próximo ponto:

3- Lista de coisas a fazer



Você precisa de uma lista que contém as coisas que precisa fazer para alcançar o seu objetivo. Durante o dia você deverá fazer várias coisas, e uma lista seria muito útil para ajudá-lo a se organizar melhor e com isso concluir todas as tarefas.

como manter o foco

Para você que tem uma meta para o futuro...

De nada vale ter um objetivo e uma motivação, mas não saber o que fazer. Se você ainda não sabe o que fazer, eu tenho um exercício que vai ajudá-lo (a) a saber exatamente o que fazer.

Primeiro: escreva seu objetivo num papel e suas motivações em outro papel.

Segundo: cole esses papeis em algum lugar que você consiga ver todos os dias. Pode ser na parede do seu quarto.

Terceiro: leia em voz alta para você mesmo todos os dias.

Se você colocar em prática o exercício que lhe recomendei, várias idéias apareceram instantaneamente. Parece não ter sentido o que acabo de lhe falar, mas acredite, funciona comigo e vai funcionar para você.

Lendo diariamente o seu objetivo, você estará programando a sua mente a focar apenas naquele objetivo. Os gatilhos motivacionais vão fazer com que você queira partir para a ação.

Se a sua mente já foi programada e você já está pronto para meter as mãos no trabalho, as coisas a fazer simplesmente vão aparecer, por quê? Porque o universo nos dá tudo que pedimos...

Já trabalhamos grande parte do seu foco, mas agora vamos abordar uma coisa que simplesmente pode estragar tudo que já fizemos:

4- Procrastinação



Pare agora de procrastinar!

Você já avançou grande parte do caminho ao estabelecer uma meta, ao criar gatilhos motivacionais e ao criar uma lista de coisas a fazer, mas tem uma coisa que se você fizer tudo o que já falamos anteriormente não vai ter efeito nenhum: a procrastinação.

como manter o foco

Vamos falar sério agora...

Quantas vezes você já interrompeu alguma tarefa para entrar no facebook/whatsapp? Milhares de vezes! Seria a resposta certa não é mesmo? Eu não preciso ter dados estatísticos para dizer que a maioria das vezes que você fez isso não terminou o que fazia.

Segundo a Wikipédia, a procrastinação é o ato de adiar uma ação. E é exatamente isso que a maioria das pessoas faz: adiar ações. Mas por que você faz isso? Por que você teima em cair nessa tentação que sempre acaba mal?

Para acabar com a procrastinação, sempre que você pensar em dar uma olhada no facebook no meio de uma tarefa leia os seus gatilhos motivacionais. Eles vão acabar com essa sua “pequena vontade” num instante.

Pare de interromper algo importante para dormir, assistir, jogar ou mexer o telefone. Tudo tem o seu tempo.

5- Aprenda a dizer não



Simplesmente diga não a tudo aquilo que vá te afastar do seu objetivo.

como manter o foco

Quando aquele seu amigo lhe ligar para conversar no momento em que está a cumprir com algum dos seus afazeres, diga que não esta disponível. Quando pensar em entrar no Facebook diga não à você mesmo.

Quando pensar em desistir, diga não. O seu não vai dar a você mais tempo para fazer aquilo que realmente é importante.

Você também deve mudar a sua mente para conseguir manter o foco, então a partir de hoje pense assim:

- O sucesso está na sua mente.
- Você cria suas oportunidades.
- O mundo é reflexo do que somos.

Veja também:





Diga o que você achou das dicas nos comentários.